Página HCI
O HCI
Corpo Clínico
Serviços
Convênios
Contato
Localização
Portais
Notícias
Troca de informações na busca da excelência
Data: 26/02/2019

 

 

O Centro de Pesquisa Clinica do Hospital de Caridade de Ijuí(HCI) serviço do Centro de Alta Complexidade em Oncologia(Cacon) tem 22 novos estudos em inclusão de pacientes para tratamento em câncer de pulmão, cabeça e pescoço, mama, próstata, uretelial, renal, gástrico, esôfago e ovário e outros 62 estudos em andamento com pacientes realizando tratamento ou acompanhamento.

Conforme o médico oncologista Fabio Franke para 2019 tem a projeção de mais 25 estudos, aguardando processo regulatório, ou seja, aprovação dos órgãos como CONEP,CEP e ANVISA. Segundo o pesquisador, o HCI é uma instituição que superou as adversidades e se tornou referência nacional em pesquisa clínica, atualmente responsável pelo maior número de estudos em andamento no país.

“A produção científica do Cacon projeta o Hospital de Caridade de Ijuí e o nome do nosso município a nível mundial, e isso é importante para que possamos estar sempre oferecendo tratamentos de ponta para os nossos pacientes”, ressalta Fábio Franke.

Com a repercussão positiva, a pesquisa clínica do HCI chama a atenção de grandes centros, como do renomado Hospital de Câncer de Barretos, um dos maiores da América Latina. Durante dois dias, o gerente administrativo da Unidade de Pesquisa Clínica João Paulo Franco e a coordenadora médica da oncologia clínica e do grupo de tumores genitourinário Daniella Ramone, ficam em Ijuí para conhecer a realidade do serviço de câncer do HCI, principalmente da pesquisa clínica.

“A interação com a equipe é fundamental para a qualificação dos processos e a ideia é buscarmos ações conjuntas que tragam benefícios às duas instituições”, afirma o dirigente do Hospital de Câncer Barretos João Paulo Franco.

O desenvolvimento de novas drogas passa por diversas etapas e o tempo entre a descoberta de um princípio ativo e o lançamento de uma nova droga no mercado pode levar alguns anos. Os pesquisadores encurtam esse tempo. Depois dos testes em Laboratório, segue-se as próximas etapas dos ensaios clínicos com os pacientes.

Neste momento, é fundamental garantir a segurança dos pacientes participantes, mas também a consistência dos resultados. Uma normatização internacional para harmonizar as boas práticas clínicas foi criada e é seguida por todos os envolvidos no desenvolvimento dos Ensaios Clínicos. Após comprovada a eficácia da medicação, esta nova droga passa ainda pela avaliação de agências reguladoras governamentais; como a ANVISA no Brasil e FDA nos Estados Unidos, que vão certificar a segurança das mesmas e autorizar o seu uso e comercialização.

Cada centro de tratamento do câncer no mesmo país ou em vários países segue o mesmo protocolo para tratar os seus pacientes. Ao final do estudo os dados são analisados conjuntamente.

“ A participação do Brasil nestes estudos multicêntricos tem crescido nos últimos anos e o Hospital de Caridade de Ijuí é uma referência nacional nesta área e nós queremos entender melhor como funcionam todas as etapas que envolvem os Ensaios Clínicos. Nós, em Barretos temos profissionais treinados para assegurar a qualidade de todo o processo e a troca de informações com outros centros, ajudam na busca da excelência”, explica a médica Daniella Ramone. 

As boas vindas foram dadas pelo presidente do HCI Cláudio Matte Martins e pelo diretor executivo Fernando Becker.

Imagens:
Comentários:
Postar Novo Comentário
Nome: E-mail:
Comentário:
Digite os caracteres que aparecem na imagem:
ETtbK
Essa página foi visualizada 286 vezes.
HCI - Hospital de Caridade de Ijuí
Av. David José Martins, 152, Centro - Fone: (55) 3331-9300 - Ijuí - RS - CEP 98700-000
Hospital de Caridade de Ijuí | Copyright 2011-2019 . Todos os direitos reservados.
Clic Publicidade
Twitter HCI
Facebook HCI
YouTube