CACON - Centro de Alta Complexidade em Oncologia

Voltar
Voltar

CACON - Centro de Alta Complexidade em Oncologia

Centro de alta complexidade e tecnologias para tratamentos do câncer.

Ambulatório Cacon

O Serviço

Data de implantação do serviço em 10 de dezembro de 2002. O ambulatório de consultas Oncológicas tem como finalidade atender a demandas de primeira consulta para ingresso de pacientes novos com diagnóstico definitivo, ambulatório de Especialidade Médicas (2005, portaria 741) para diagnóstico investigativo e consultas follow-up (de acompanhamento) dos pacientes que se encontram em tratamento Oncológico.

A estrutura física
Contamos com 7 consultórios médicos  para atendimento das consultas Oncológicas, com dias e horários específicos por especialidades médicas .Ampla sala de espera para acomodar os pacientes e acompanhantes.

Equipe
Contamos com as seguintes especialidades médicas: 2 Médicos Radioterapeutas, 1 Neurocirurgião, 1 Hematologista, 4 Oncologistas Clínicos,1 proctologista, 2 Cirurgiões Gerais, 1 Ginecologistas, 2 Urologistas, 2 Mastologistas, 2 cirurgiões torácicos,1 Cirurgião Cabeça e Pescoço e 1 Cirurgião Plástico. Equipe de Apoio composta de 1 Supervisora Administrativa, 1 Encarregada Administrativa, 3 Auxiliares Administrativos, 13 Auxiliares de Escritório,1 Registrador Oncológico, 2 Faturistas e 5 Higienizadoras.


Formas de atendimento
Sistema Único de Saúde

O paciente consulta na unidade de atenção básica,  havendo a necessidade de investigação diagnóstica por forte suspeita de neoplasia , ou já com o diagnóstico definitivo, este paciente é referenciado ao Serviço de Oncologia através do encaminhamento denominado laudo de referência e contra - referência (formulário de encaminhamento que indica necessidade de encaminhamento para consulta especializada), preenchido pelo médico assistente do paciente em seu Município de origem. Também existe a forma de encaminhamento interno, ou seja, com  indicação de outro profissional médico do CACON solicitando tratamento de Cirurgia oncológica, Quimioterapia, Radioterapia e Braquiterapia. Para paciente do SUS, o CACON é referência em tratamento Oncológico para 120 Municípios da Região Noroeste do Rio Grande do Sul.


Acesso de pacientes Convênio
Os pacientes convênios são encaminhados ao CACON para tratamento na modalidade ambulatorial de Quimioterapia, Radioterapia e Braquiterapia. Além do tratamento ambulatorial, disponibilizamos leitos de internação para tratamentos oncológicos.

Horários na recepção central do Cacon, atendimento de segunda à quinta-feira das 07:00h ás 18:00h e na sexta com encerramento das atividades ás 17:00h. Sábados de manhã as 07:00h as 11:30h.

Os telefones para contato na recepção central do CACON são (55)3331-9328 e (55)3331-9320.

Quimioterapia


O Serviço de Quimioterapia
Inaugurado em 10 de dezembro de 2002 o Serviço de Quimioterapia tem por finalidade o tratamento de células cancerígenas cuja função é atuar nas células dos tumores, destruindo-as e impedindo o seu crescimento e multiplicação. As formas de administração são via endovenosa, via subcutânea, intramuscular, intravesical, intratecal, intracavitária, via oral. A indicação do tratamento vai depender do tipo de tumor, localização e estágio da doença. Para cada tipo de tumor são usados protocolos ou combinações de drogas que podem ser aplicadas semanal, quinzenal, mensal. Esta freqüência e tempo de tratamento irão depender do tipo de câncer, das drogas a serem usadas e como o organismo do paciente vai responder ao tratamento.

A estrutura física
O Ambulatório de quimioterapia possui 3 salas para administração de medicamentos, com 25 poltronas. 1 Quarto paliativo semi - privativo para pacientes que estão em tratamento de quimioterapia, 1 quarto semi-privativo para pacientes que aguardam consultas médicas. 1 quarto privativo para pacientes convênio e particular. 1 consultório de enfermagem/pacientes ostomizados e 1 consultório para pequenos procedimentos. Área restrita para acesso interno, ou seja, somente médicos, colaboradores do setor e os pacientes que serão tratados.


Equipe
A equipe de Quimioterapia é composta por 2 Médicos Oncologistas Clínicos, 2 Hematologistas, 3 Enfermeiras especialistas em oncologia enfermagem, 1 Enfermeira especialista em urgência e emergência e 11 Técnicos de Enfermagem, 2 higienizadoras.

Formas de atendimento
Sistema Único de Saúde

O paciente consulta na unidade de atenção básica, havendo a necessidade de investigação diagnóstica por forte suspeita de neoplasia , ou já com o diagnóstico definitivo, este paciente é referenciado ao Serviço de Oncologia através do encaminhamento denominado laudo de referência e contra - referência (formulário de encaminhamento que indica necessidade de encaminhamento para consulta especializada), preenchido pelo médico assistente do paciente em seu Município de origem. Também existe a forma de encaminhamento interno, ou seja, com indicação de outro profissional médico do CACON solicitando tratamento Quimioterápico de Quimioterapia. Para paciente do SUS, o CACON é referência em tratamento Oncológico de Quimioterapia para 120 Municípios da Região Noroeste do Rio Grande do Sul, pertencentes a 4ª,12ª, 15ª, 17ª e 19ª Coordenadorias Regionais de Saúde.


Particular e Convênios
O paciente agenda consulta no consultório do médico na modalidade particular ou conveniado, após realizada a consulta e havendo a indicação de tratamento o médico solicita a Quimioterapia em prescrição médica, ou em formulário específico do convênio do paciente. O paciente é encaminhado do consultório médico para o setor de Quimioterapia que efetua a autorização do procedimento conforme critérios de autorização de cada convênio.

As formas de atendimento são nas modalidades PARTICULAR, IPERGS, BRADESCO SAÚDE, CABERGS SAÚDE, CASSI,ECT-CORREIOS, FUSEX , GEAP, HCI SAÚDE, CAIXA ECONÔMICA FEDERAL E SUL AMÉRICA SEGUROS.
Confira com seu convênio de saúde se o seu plano cobre este serviço.
Os telefones para contato externo (55)3331-9300 ramal interno 9409 da quimioterapia e 9562 do ambulatório de ostomia ou na recepção do CACON (55) 3331-9328, (55)3331-9320,(55)3331-9329.
Horários de atendimento de segunda à quinta-feira das 07:00h ás 18:00h e na sexta com encerramento das atividades ás 17:00h

Farmácia da Quimioterapia

O SERVIÇO
A Farmácia da Quimioterapia destina-se a receber, armazenar, dispensar e fracionar os fármacos quimioterápicos para os pacientes ambulatoriais e internados.
Os pacientes que fazem uso de medicamento domiciliar recebem seu medicamento e orientações farmacêuticas que promovem o uso racional e a manutenção da efetividade e segurança do tratamento.
Além disso, a farmácia realiza a dispensação de medicamentos e materiais utilizados pela enfermagem na Quimioterapia, Radioterapia, Sala de Curativos, Cuidados Paliativos e Ambulatório de Ostomias.

EQUIPE
A equipe da Farmácia de Quimioterapia conta com 04 Farmacêuticas Especialistas em Oncologia e 06 Auxiliares de Farmácia.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO/TELEFONE
O horário de atendimento do setor é das 08:00 h às 12:30 h e das 13:30 h às
18:00 h de segunda-feira a quinta-feira. Na sexta-feira, as atividades encerram às 17:00 h.
O telefone para contato é (55) 3331-9375.

Radioterapia


Inaugurada em 10 de dezembro de 2002, a Radioterapia da Associação Hospital de Caridade de Ijuí é um centro  especializado no tratamento oncológico fazendo  uso das radiações ionizantes. Tem por objetivo trazer à população local, bem como para sua macro região, um serviço individualizado e  humanizado a todos seus pacientes. Possui equipamentos modernos e tecnológicos para o tratamento de diversos tipos de câncer, aliando tecnologia de ponta a excelente qualificação de seus profissionais.


Sua estrutura física é composta por:


  • 2 salas de tratamento (Bunker), nas quais      estão instalados os Aceleradores Lineares;
  • 1 sala de tratamento de Braquiterapia;
  • 3 salas de comando dos aparelhos;
  • 2 consultórios médicos;
  • 2 salas de espera para os pacientes;
  • 1 consultório de enfermagem;
  • 2 salas de enfermagem;
  • 1 Sala de Física Médica;
  • 1 Sala para planejamento;
  • 1 oficina para moldes;


Técnologia

Acelerador Linear

Para realizar seus diversos tipos de tratamentos, a equipe multidisciplinar do Hospital de Caridade conta com Aceleradores Lineares que produzem radiação de alta energia, equipamentos estes utilizados na Radioterapia externa moderna.

São eles:

ACELERADOR LINEAR ELEKTA SYNERGY:

Trêsenergias de fótons (6, 10 e 15MV) e cinco energias de elétrons (5, 8, 10, 12 e 15MeV);

Lâminas (MLC) para conformação dos campos de tratamento;

Transferência de dados no protocolo DICOM;

Execução de segmentos de IMRT ;

Mesa iBeamEVO – fibra de carbono;

Sistema eletrônico de verificação de imagens iView GT;

Sistema de Gerenciamento Mosaiq


ACELERADOR LINEAR SIEMENS PRIMUS:

Umaenergias de fótons (06MV) e cinco energias de elétrons (5, 7, 08, 10, 12 e 14MeV);

Sistema de Gerenciamento Primus Record

Transferência de dados no protocolo DICOM;


Braquiterapia

GammaMedplus

A Associação Hospital de Caridade está equipada com um aparelho de Braquiterapia afterloader (fonte radioativa controlada por um robô), fabricado pela empresa Varian Medical Systems. Este aparelho permite realizar tratamentos de Braquiterapia moderna com precisão, garantindo a segurança do paciente e eficácia no tratamento.

O HCI é o único centro de Braquiterapia do interior do estado do Rio Grande do Sul.


Controle de Qualidade(QA)

Para garantir a segurança e eficácia nos tratamentos radioterápicos, a equipe de Física Médica do Hospital de Caridade possui equipamentos e acessórios de última geração, com a finalidade de assegurar o controle de qualidade dos Aceleradores Lineares e Braquiterapia, mantendo os aparelhos de tratamento sempre calibrados e ajustados.

Os testes e verificação dos fatores de calibração são realizados diariamente antes do início da rotina clínica, garantindo assim a segurança nos tratamentos dos pacientes. Além disso, a equipe de físicos do HCI inclui em sua rotina de controle de qualidade(QA) a verificação dos planejamentos realizados, sendo feito tal controle de forma individualizada para cada paciente antes do início de seu tratamento. Esta análise é realizada pelo equipamento MapCheck2 fabricado pela SunNuclear Corporation, o qualpermite checar se a dose calculada nos sistemas de planejamentos é igual a que está sendo entregue nos aceleradores lineares, garantindoeficácia, precisão e segurança nos tratamentos de nossos pacientes.



Sistema de Planejamento

Para a definição e cálculos das doses dos tratamentos radioterápicos, os profissionais do HCI contam com sistemas de planejamento de última geração. Estes softwares permitem o delineamento dos órgãos e estruturas de interesse, possibilitam que as doses de radiação sejam entregues nas estruturas alvos de forma mais precisa e segura, bem como viabilizam uma análise minuciosa das doses que serão entregues, tanto nos órgão sadios, diminuindo os efeitos colaterais, quanto nas áreas a serem tratadas,trazendo um melhor controle da doença.

O HCI conta com 3 softwares para realizar os tratamentos:

Monaco 5.11

Um dos softwares mais modernos e precisos da atualidade, fabricado pela empresa Elekta Medical Systems, utiliza para seus cálculos algoritmo baseado no Método Monte Carlo, o qual traz confiança e precisão nas distribuições das doses nos tratamentos. O Monaco possibilita a execução de diversas técnicas de tratamentos entre elas: IMRT INVERSE PLANNING (Step&Shoot), IMRT FORWARD PLANNING( field and field)econformacional 3D.


PROWESS PHANTER:

Software produzido pela empresa Prowess Systems, possibilita realização de cálculos 2D e 3D com a utilização de algoritmos como Fast Photon e Convolution Colapsed Cone,trazendo confiabilidade e precisão nos cálculos da distribuição das doses nos tratamentos de nossos pacientes.


BrachyVision:

Software fabricado pela empresa Varian Medical Systems, esta ferramenta possibilita o cálculo dos planos de tratamento de Braquiterapia de alta Taxa de Dose(HDR), permite cálculos tridimensionais (3D) utilizando tomografia computadorizada ou cálculos bidimensionais (2D), com o uso de imagens radiográficas.



Tratamentos

 Radioterapia Conformacional 3D

Uma das possibilidades de técnicas de tratamento que o HCI disponibiliza a seus pacientes é a Radioterapia conformacional 3D,esta técnica disponibiliza ao Médico Radioterapeuta a visualização edelineamento das estruturas sadias (órgãos de risco) e a área do tumor (volume alvo), com o uso de imagenscomo: tomografia computadorizada, ressonância magnética ou tomografia por emissão de pósitron (PETCT).

A técnica 3D permite aoFísico Médico calcular e definir a melhor geometria de entradas de campos, conformando as doses de radiação através de blocos de colimação ou lâminas (MLC), disponíveis nos aceleradores. Além disso, os sistemas de planejamento possibilitam uma análise minuciosa da dose para cada área de interesse, através de histogramas dose/volume, proporcionando com que se possa fazer uma dose mais elevada no tumor e minimizar ao máximo efeitos colaterais nos tecidos saudáveis.


Radioterapia de Intensidade Modulada IMRT

A Radioterapia de intensidade modulada -IMRT consiste em uma modalidade de tratamento altamente precisa, destaca-se por ser um dos mais importantes avanços na Radioterapia moderna.

O IMRT permite que a dose de radiação seja adequada mais precisamente a forma tridimensional do tumor, modulando a intensidade do feixe de radiação em vários pequenos volumes. O tratamento é cuidadosamente planejado pelo Radioterapeuta e o Físico Médico com a utilização de imagens de tomografia computadorizada (CT), ressonância magnética (RM) ou tomografia por emissão de pósitron (PET-CT) do paciente. Em conjunto com os sistemas de planejamentos, o Físico Médico realiza os cálculos de dose, determina assim o padrão de intensidade de dose que melhor se adapta ao formato do tumor.

Como o IMRT consegue reduzir a dosenos tecidos normais, doses mais altas e mais eficazes de radiação podem ser administradas com segurança aos tumores, causando menos efeitos colaterais em comparação às técnicas convencionais de radioterapia como a 3D-RT.

Com esta técnica pode-setratar diversos tipos de neoplasias, como próstata, cabeça e pescoço, tumores ginecológicos, gastrointestinais, pulmonares e tumores do sistema nervoso central.


Radioterapia com Feixe de Elétrons

A terapia com feixe de elétrons é uma forma de radioterapia usada para tratar lesões superficiais, por possuírem algumas características específicas como carga e massa,os feixes de elétrons são rapidamente atenuados pelo tecido mole e depositam sua energia desde a superfície da pele até poucos centímetros de profundidade, sendo assim ideal para tratamentos dealguns tipos de neoplasias, por exemplo:


-Câncer Cutâneo

-Total Skin Radiation (micose fungóide)

-Cicatriz Queloidiana (queloides)


No Hospital de Caridade os tratamentos utilizando feixes de elétrons são realizados nos aceleradores lineares, onde utiliza-se um aplicador em conjunto a um bloco de colimação,direcionando o feixe de radiação até o local onde se quer tratar.


Braquiterapia

A braquiterapia ginecológica desempenha um papel importante no tratamento definitivo e adjuvante dos cânceres cervicais e endometriais. A braquiterapia permite entregar altas doses de radiação em um alvo com queda rápida desta dose a poucos centímetros dos aplicadores, protegendo as estruturas normais adjacentes, como reto e bexiga.

Nesta técnica de terapia, as fontes radioativas seladas são inseridas próximas ou em contato direto com os tecidos-alvo (tumor), permanecendo no local por poucos minutos de acordo com o planejamento executado pelo Físico Médico e o Radioterapeuta. As fontes de braquiterapia são tipicamente radioisótopos emissores de radiação gama, no HCI é utilizado o radioisótopo Irídio (Ir192).

A braquiterapia pode ser utilizada isoladamente ou associada a radioterapia externa. Além disso, pode fazer parte de terapias combinadas, associando-se à cirurgia, quimioterapia ou hormonioterapia.



 Equipe

Os profissionais do setor de Radioterapia do Hospital de Caridade de Ijuí é composta por uma equipe multidisciplinar, abrangendo profissionais de várias áreas.

O setor conta para o atendimento aos seus pacientes com:


  • 3      Médicos Radio - Oncologistas, especialistas na área de Radioterapia
  • 2      Físicos Médicos, especialistas na área de Radioterapia
  • 1      Enfermeiro com especialização em Radioterapia
  • 16      Técnicos em Radioterapia
  • 4      Técnicos em Enfermagem
  • 3      Recepcionistas


Convênios

Sistema Único de Saúde

O paciente consulta na unidade de atenção básica e com o diagnóstico definitivo indicando a necessidade de tratamento de Radioterapia este paciente é referenciado (a) ao Serviço de Oncologia, através do encaminhamento denominado laudo de referência e contra - referência (formulário de encaminhamento que indica necessidade de consulta especializada ou tratamento Oncológico), preenchido pelo médico assistente do paciente em seu Município de origem. Também existe a forma de encaminhamento interno, ou seja, com indicação de outro profissional médico do CACON solicitando tratamento Radioterápico. Para pacientes do SUS, o CACON é referência em tratamento Oncológico de Radioterapia em 120 Municípios da Região Noroeste do Rio Grande do Sul, pertencentes a 9ª, 12ª, 15ª, 17ª e 19ª Coordenadorias Regionais de Saúde.


Particular e Convênios

O paciente agenda consulta no consultório do médico na modalidade particular ou conveniado. Após realizada a consulta, e havendo a indicação de tratamento, o médico solicita a Radioterapia em prescrição médica ou em formulário específico do convênio do paciente. O paciente é encaminhado do consultório médico para o setor de Radioterapia do HCI, o qual efetua a autorização do procedimento radioterápico conforme critérios de cada convênio.


As formas de atendimento são nas seguintes modalidades:


PARTICULARGEAP

IPERGSFUSEX

BRADESCO SAÚDEHCI SAÚDE

CABERGS SAÚDECAIXA ECONÔMICA FEDERAL

CASSISUL AMÉRICA SEGUROS

ECT-CORREIOSUNIMED

ONCOSITE


Confira com seu convênio de saúde se o seu plano cobre este serviço.

O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira a partir das 07:00h até a totalidade dos pacientes, pois em média são tratados 120 pacientes por dia.

O telefone para contato é (55)3331-9308 e/ou (55) 3331-9300, através dos ramais internos 9410 e 9536 da recepção da Radioterapia.


Equipe Mulltidisciplinar

O Serviço
A equipe multidisciplinar do CACON é composta por profissionais especializados de diferentes áreas de atuação. Cada profissional atua em sua área específica com autonomia e de forma integrada para a melhor assistência ao paciente que se encontra em tratamento oncológico.

A Estrutura Física
O CACON possui 05 consultórios exclusivos para atendimento multidisciplinar e dispõe de uma clínica de fisioterapia equipada conforme normas de regulamentação apropriadas para o atendimento do paciente oncológico.

 Equipe
A equipe Multidisciplinar é composta por 1 Nutricionista, 1 Assistente Social , 2 Fisioterapeutas, 1 Psicóloga, 4 Enfermeiras na Quimioterapia e um enfermeiro na Radioterapia , 4 Farmacêuticas e 1 Fonoaudióloga.

 Formas de atendimento
A equipe multidisciplinar atende conforme demanda do dia e com agendamento prévio.
A forma de encaminhamento do paciente é no momento da realização da primeira consulta ou no decorrer do tratamento, com indicação dos médicos do ambulatório ou da internação Oncológica e através da própria equipe que está capacitada para realizar esta triagem.

Developed by Agência Jung